segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

anotações para um dicionário improvável (2)


borboleta (s.f.): flor que aprendeu a voar.

ciclame (tb. ciclamen)
(s.m.): borboleta que (sabe-se lá se por capricho ou esquizofrenia) não voa e finge que é uma flor (acreditará?).

rosa (s.f.): uma rosa é uma rosa é uma rosa (Gertrud Stein); flor que não fala, mas o
perfume que exala... (Cartola).

flor (s.f.): principal forma de exibicionismo das plantas, aquilo que seria desfilado num fashion week botânico, se tal evento existisse (caso em que deveria durar muito muito mais que uma semana por estação).

16 comentários:

  1. Um dicionário poético,decerto... :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tá interessante o projeto de dicionário...

    1[]!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal o projeto, parabéns meu velho, do caralho mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito bom esse dicionário! Continue. Adoraria ler mais..

    ResponderExcluir
  5. delícia, é desses dicionários que a gente precisa...
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso de um dicionário desses!!
    Taí uma dica pra nova reforma ortográfica!rsrs
    um dicionário de J.R Lima!

    rrss

    abraços!

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez...
    Li e gostei. Volto.
    Criatividade despejada.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Acho estas coisas muito interessantes.

    Mas, pensava eu que, essa da rosa ser uma rosa,
    fosse da Gretrud Stein.

    Um abraço amigo

    daqui.

    ResponderExcluir
  9. Olá, gente, grato pels visitas e pelos comentários!

    O Vieira Calado tem razão, a frse é da Gertrud Stein, a de Shakespeare é outra:

    "(...)that which we call a rose
    By any other name would smell as sweet"

    Confusão já corrigida. (Ah, não há nada como uma pesquisa breve, quando em dúvida.)

    Grato pela correção, e pela forma tão delicada com que a fizeste. Um abraço daqui.

    ResponderExcluir
  10. Quando talvez publicares esse dicionário improvável, quero uma edição de luxo!

    ResponderExcluir

  11. esse dicionário tá demais mesmo!
    virei me atualizar sempre... :)

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. adorei o fashion week botânico!

    ResponderExcluir
  14. Olha um ciclame
    e volte a postar.
    Assim não lerás de mim mais reclames.

    (riminha cretina, mas deu o recado..rsrs)
    Bjim.

    ResponderExcluir