quarta-feira, 2 de julho de 2014

...


Chorou ao identificar o corpo. 

Ao pegar o lenço sentiu, ainda no bolso, a faca.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

até o fim do mundo


 em você
meu mundo se acaba
 pra renascer 

em flor de jabuticaba

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Aeroporto blues


...e o dia amanhece lá fora.
O sol se põe em Beijing
chove em Bora Bora.
Tanto queria queria ficar
quanto queria ir embora.
Só sei que o amanhã de ontem
chegou e já é agora.

domingo, 30 de março de 2014

Pergunta sincera


Afinal, 
        o que você quer ser   
        quando crê ser?


sexta-feira, 28 de março de 2014

Where have all the bloggers gone?


Após mais tempo do que devia, passeio pelos blogues nos quais, em outros tempos, encontrei a sintonia necessária em um mundo que se desintegra. Conheci blogues de loucos, poetas, sonhadores, muitos perdidos em sua sabedoria às avessas. E havia o meu, que me dava acesso a este grupo tão seleto de blogueiros. Muitos blogues sumiram. Dos restantes, tantos, como os meus, parecem condenados à melancolia do abandono. Os raros comentários nas postagens esparsas são sinais de alento, dizendo aos autores que não estão sós nesta solidão. 


Conheci muita gente bacana, as trocas de comentários e idéias semeavam e alimentavam novos escritos, junto com a sensação de pertencer a algo, talvez um exército de quixotes, cetáceos quase extintos, subindo à tona para respirar. 

O passeio foi bom e triste. 

Admiro e fico feliz por quem segue escrevendo, mesmo na sensação de que ninguém lê. (Afinal, para quem escreve quem escreve?)

Também admiro e compreendo quem desistiu. (Atire a primeira pedra quem nunca.)

Este espaço segue aqui, por enquanto, à míngua de escritos novos, mas marcando a possibilidade da existência, ainda que em estado latente. 



quinta-feira, 27 de março de 2014

desaforismo 10: A busca do sentido


A busca do sentido é o próprio sentido.

Para evitar a lucidez da loucura, busque uma ilusão, um fanatismo, algo que preencha o vazio dos dias. 

Trabalho, Família, Religião, Política, Diversão, Arte, qualquer coisa serve para tornar mais leve a espera.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

o (mau) passado que não passou

(fragmento de algo inacabado, mal começado, mal digerido) 


sem medo de ser feliz
lutei para mudar o país.
não para ver, como dantes,
policiais prendendo estudantes.

sábado, 5 de outubro de 2013

Lei áurea, grilhões, dourados

Imagem por Pawel Kuczynski, disponível aqui


"Damos nosso sangue, lá, e somos explorados, assediados, maltratados..."

"Ah, mas emprego é tudo igual. Agradeça a Deus. Pior é não ter!"


domingo, 21 de julho de 2013

manuscrito




.

poetas de mãos e dores
.

a mão que escreve
poesia a mão
que escreve poesia


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PLENO


atravesso este sertão,
solitude inevitável,
em busca do não ser tão
nem tanto

apenas ser

a penas, ser


a pé, nascer.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Bora costurar!



Primeiro dia do ano,

agora é pouca manga

e muito pano.

sábado, 8 de setembro de 2012

SOMENTE


Eu não minto, 
apenas invento 
o que sinto.

ah este vento
só na mente
sopra o momento.

não, eu não minto!
o que invento
é o que sinto.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ampulheta



onde o deserto troca de lado
mas segue, sempre, deserto

vazio cada vez menos

tanto em cima
como embaixo

a areia que resta 
é a vida que escorre

enquanto o último grão 
solitário beduíno
assiste ao mundo que some
até o início dos tempos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SEMPRE UMA FALTA



Faltava descobrir o que faltava
depois, faltava lutar por mudança
daí, faltava descobrir 
que eu é que precisava mudar
Depois, faltava ver 
que eu tinha mudado


agora falta esperar 
a falta, finalmente, faltar.

domingo, 20 de novembro de 2011

AA


cada dia que nasce

eu renasço com ele

e só por hoje

(um dia de cada vez)
por vinte e quatro horas

eu me permito

ser definitivo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

o pé, a pedra, o mundo e o caminho

(pro Carlos)

por andar
a pé, drummond
encontrou
a pedra, o mundo.

e a pedra

no meio do vasto mundo
tinha um caminho...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ameopoemaoeomeiopoema


meio poema
é pó ou
é ema?

vêm da ema
lindas plumas
longas pernas
asas curtas

dos poemas
lindas plumas
duras penas
rimas duras

eu, que sou pó
permeio o meio poema
poema e meio

e então
os dois empoemo

por inteiro

sábado, 24 de setembro de 2011

citações inventadas (4)


Eu não sou quem eu sei!

Fica esta frase atribuída a Sócrates (469–399 a.C.) em seu estado normal
ou a qualquer intelectual material-racionalista-existencialista em um raro momento de epifania.

Embora seja, de fato, resultado de um lapso de escrita acidentalmente revelador de algo que permanece incompreendido.
Culpa do teclado, que insiste em trocar as letras (e/ou palavras) do autor destas maltraçadas.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cria



Quando cria, apenas cria.

Hoje, dividido 
entre a vida 
  e a dúvida,
não mais creio nem duvido.

E tudo em que antes cria,
agora em cio, eu mesmo crio.

.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

dúvidas insolúveis (1)


Se eu tivesse sabido, desde sempre, que meu destino era aqui, onde estaria agora?

quarta-feira, 20 de julho de 2011

sexta-feira, 15 de julho de 2011

quinta-feira, 14 de julho de 2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

lagarto terrível*


Ao acordar, sentiu falta do dinossauro: e agora?
***

O humano parecia surpreso em me ver ali.
***

Para eles, sou terrível. Para mim, são divertidos. 
***

HOMO SAPIENS = Sabidos por igual 
_______________________________________________
*Série em homenagem a Augusto Monterroso (1921-2003),
 que, entre outras coisas, foi precursor dos microcontos atuais.
 Alguns textos dele podem ser
lidos aqui.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

citações inventadas (3)

Montagem: J.R. Lima


"Quem não acredita no meu Deus, do meu jeito, que vá pro inferno!"


Fique esta frase atribuída (de forma arbitrária e talvez injusta como a fogueira) a Tomás de Torquemada, inquisidor geral que ajudou (ou empurrou) mais de 2000 pessoas a deixar este mundo através de dor extrema. Talvez, por caridade, estivesse mesmo tentando fazer com que elas preferissem o inferno que, segundo ele, mereciam.


____________________________________
Publicado originalmente  nos Minimínimos

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

afinal


a palavra
fim
em si mesma

. . . . . . . . . . . . . . . . .fim.

sábado, 13 de novembro de 2010

desaforismo 9 - Do amor platônico

.
o amor platônico é sempre verdadeiro,
até (ou principalmente) quando não é.

.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Utopia legionária


Ela disse: "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã."
No dia seguinte, foi embora e nunca mais voltou.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

anúncio de medida econômica

Troca-se vestido de noiva sem uso por carrinho de bebê em bom estado.

domingo, 3 de outubro de 2010

o futuro já era promissor


"Obrigado, obrigado. A melhor coisa que fiz foi nascer. O resto foi consequência,” disse ele, agradecendo os parabéns quando ingressou no ensino fundamental. Hoje é deputado.