quarta-feira, 17 de março de 2010

Brainstormy-Lines


-Aspirante a escritor, nesta idade? É melhor você se apressar antes que passe de aspirante a inspiração para alguma tragédia ou, pior, alguma comédia bufa escrita por outro.

Finjo que ignoro o cara. Só porque ele fala do outro lado do espelho, acha que pode dizer tudo que pensa? Um dia, ainda o encho de porrada, mas não agora. Nem respondo, porque não gosto de conversar nem de comer enquanto me barbeio. Já me disseram que escritor não tem idade para começar a carreira e que muitos dos grandes começaram tarde.

-Ah, sei... não há idade para se começar a escrever -o desgramado parece que lê pensamentos- mas, já pensou se houver uma idade para se PARAR de escrever? e se você começar a escrever depois da idade em que já devia ter parado? Fico com medo que isto gere um paradoxo, uma dobra no espaço-tempo que possa engolir todo o universo, destruindo tudo que conhecemos e até o que ignoramos...

-Ora, cale-se! digo pro panaca do outro lado do vidro. Lavo o rosto e saio do banheiro, o humor estragado.

De passagem pela cozinha, pego um copo de refresco sabor "Pequi Verde" (é da D-Lite, e eu nem ganho comissão de merchan para escrever isto aqui) e venho pro computador. Escritor tem que ter um copo ou xícara de alguma coisa líquida do lado, faz parte das leis da natureza. E cinzeiros, mesmo que não fume. Como parei de fumar, acendo uns incensos para dar um clima ao escritório e um uso aos cinzeiros. Em meio à fumaça, começo a produzir uma série de "story-lines", sem pensar muito criticamente, bem "brainstorm" mesmo. "Brainstormy-lines". Vamos lá:

1. Anselmo sonha em ser galã de cinema, mas, sendo muito baixo para seu peso e tendo o corpo diminuto em relação à cabeça e esta pequena em relação ao nariz, o ápice de sua carreira foi o papel de pinguim figurante num documentário sobre ursos polares. O papel é cancelado quando o diretor descobre que não há pinguins no ártico e Ancelmu deside entãu tornarce roterista. Para tantu, vai precisar se aufabetisar melór.

2. Nelsoneide sempre desejou ser jogadora profissional de basquete e, para realizar seu sonho, muda-se para Osasco em busca de uma oportunidade no time da financeira Deskobra. Após lutar muito contra o preconceito e a discriminação (querem impedi-la de ser profissional no basquete só porque ela tem 1,47m de estatura média!), acaba desistindo do basquete ao descobrir seu verdadeiro talento: torna-se modelo fotográfico e atriz de comerciais de produtos infantis.

3. Nelsoneide é convidada para trabalhar no filme "Omleth", baseado na peça anônima (que significa "de mesmo nome", explico pro cara do espelho, que não sabe muita coisa) de Guillermo Shakesperm, onde deveria contracenar com Anselmo, que tenta, pela última vez, trabalho como ator. Ele chega a gravar uma cena, no papel de um tucano falante com o qual Omleth trava um duelo verbal, mas a cena é excluída na edição porque a história se passa na Lapônia e não há tucanos no subártico. Assim, Nelsoneide e Anselmo acabam não se conhecendo e perde-se a chance de produzir uma comédia romântica sobre pessoas de baixa estatura média.

4. Niceleide vive em uma cidade pacata. É tudo tão calmo, lá... nada acontece e sua vida não rende nem uma story-line. Decide, então, mudar seu nome para Nelsoneide e se mudar para a cidade grande para tentar a carreira de jogadora profissional de basquete.

Na manhã seguinte, antes de fazer a barba, conto ao cara do espelho sobre as minhas brainstormy-lines.

-Você é doente. Devia procurar ajuda profissional, um psiquiatra, neurologista, terapeuta, os harekrishna, um veterinário, qualquer coisa.

É mais ou menos neste momento que decido deixar a barba crescer.

13 comentários:

  1. Apareceu a margarida!!! rsrsrs
    Os story-lines ficaram legais, mas esse seu duplo é meio chato mesmo! Fez certo em deixar a barba crescer (até porque homens de barba por fazer são um charme...) =)

    Beijoca.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, mas tem algo estranho demais aí: por que que esse cara do espelho também aparece pra mim e fala as mesmas coisas????? Esse papo de "já ter passado a idade de escrever" e etc.??? Que absurdo! Um dia, eu mato ele.
    Comecei o curso da Ana, mas, infelizmente, não poderei continuar, mas quero vir muito aqui, viu.... Parabéns pelo blog e pela inteligência.
    Seguinte, sobre a sua foto, me responde : por que todo mundo que tem foto esconde o rosto no blog? Eu lá tô interessado na sua câmara fotográfica????? Isso é exibicionismo burguês! Se vivemos em uma sociedade imagética, por que esconder a imagem? Ou o seu rosto é uma câmara??? Que horror!... risos
    abraços,
    Ricardo Aguieiras
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. hahahaha sensacional!

    com essa barba deixando crescer vai ter que procurar mesmo um veterinário! :P

    adorei!

    :*

    ResponderExcluir
  4. Huahuahuahuahuahuahuhauhauhua...

    Continua se esforçando, amigo! Vc chega lá! =P

    E não dê bola pra esse aê do outro lado do espelho! Ele só tá querendo se aparecer... =P

    1[]!

    ResponderExcluir
  5. Bom reencontrar você num texto escrito aqui no blog. Falta aparecer, algum dia desses, para um oi no msn também.
    A verdade é que, em meio às atividades de ganha-pão, muitas vezes nos deparamos com um bloqueio ao nosso lado artístico/ literário/ criativo.
    E então o tempo passa e a idade voa (a minha deixou de correr faz tempo, pra criar asas e voar. E levando a inspiração junto!).
    Por isso, faz muito que abandonei o espelho e me faço de surda ao compromisso e à lógica.
    Mas sabe, no meio disso tudo, me tornei mais feliz. Escrever é um prazer. E tudo que se faz como nao-dever, é mais atraente e fica melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Só lhe dão
    So li dão

    Totalmente sem desperdícios!
    Bom te "ver"...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Rodolfo! A primeira story-line e la melhor. Abraço

    ResponderExcluir
  8. êh, Rô! Só você pra me fazer ver que todo mundo vive as suas tragédias. Inveja das vidas margarinas que sempre critiquei... Margarina é sem graça, mas hoje dizem que não faz mal ao coração.

    ResponderExcluir
  9. Achei interessantes ou giros

    alguns dos pequenos textos.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  10. Senti que você gosta de explorar a frustração, o insucesso, a não realização dos sonhos. É bom usar este tema para escrever sobre.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal, JR
    gosto desse humor pontiagudo como uma faca e desse entrelaçamento das histórias, como um quebra-cabeças.
    Vai fundo e sobre esse lance de idade, é um trunfo a mais pra quem lida com arte e criação.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Devia mesmo ser escritor :) Pela maneira que escreve, eu comprava todos seus livros ;)

    ResponderExcluir
  13. A timidez e modéstia dos grandes escritores você já tem. Agora é mãos a obra e dedos no teclado. Abrax

    ResponderExcluir