quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

adiantrasado


por que é que não sentimos
saudades do que seremos,
dos encontros e chegadas
do por-do-Sol que veremos,
do vento que dançará
nas flores que plantaremos?

por que é que a saudade
traz os olhos doloridos
de querer tanto rever
os jacarandás floridos
do quadro em que não se pintam
cheiros, sons e outros sentidos?

e por que nós não podemos
só fechar nossas janelas,
reviver, na solidão
flores, cores, tarantelas
e, quem sabe, recolher
umas flores amarelas?

será o nome incorreto
ou o tempo está errado?
há algum erro de projeto
ou eu que estou adiantado?

vamos logo ao assunto
pergunto, e não me acabrunho
porque é que flor de maio
este ano floriu em junho?

5 comentários:

  1. porque o tempo não existe para as flores
    e o nosso calendário é uma farsa
    - uma criação para dizer que tempo é dinheiro
    quando deveria ser apenas arte...

    a propósito, eu vivo com todo tempo do mundo
    no agora... ahaha

    ResponderExcluir
  2. eu apostaria na mudança climática... rsrs... mas isso é tão pouco poético!

    adorei seus versos =)

    ResponderExcluir
  3. É a diversidade dos tempos... quando a primavera invade o verão... que dores as flores verão?

    ResponderExcluir
  4. Eu diria: tempos verbais em conflito! rs Adiantrasada, parabéns pelos versos! Abçs

    ResponderExcluir
  5. A última estrofe é arrebatadora. E aqui me pergunto, para que responder tuas perguntas, se elas são tão belas e profundas? Geralmente as respostas se sobrepõem às questões. Neste caso, nenhuma resposta as superaria. De nada vale replicá-las, senão sentí-las, internalizá-las. Não quero tentar explicá-las, mas dentro de mim guardá-las.

    Lindo poema, J.R.

    Abraço!

    ResponderExcluir